Post sobre os desafios enfrentados por alunos e professores de arquitetura e urbanismo hoje

Por Rodrigo Mindlin Loeb.

QE-fotoRodrigo

“Contemporâneo é aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas sim o escuro. Todos os tempos são, para quem deles experimenta contemporaneidade, obscuros. Contemporâneo é, justamente, aquele que sabe ver essa obscuridade, que é capaz de escrever mergulhando a pena nas trevas do presente.” Giorgio Agamben

Como ensinar arquitetura e urbanismo quando o mundo parece estar passando por um processo de ruptura e crise de uma escala jamais experienciada? Quando quase 40 milhões de brasileiros não tem moradia adequada, quando as grandes cidades têm áreas de extrema vulnerabilidade e violência?

É preciso ter em perspectiva que toda a atividade profissional e formativa precisa adquirir definitiva e amplamente um papel e uma contribuição de transformação social. Esse papel pode ser desempenhado a partir de múltiplos eixos e pontos de vista.

Ensinar arquitetura e urbanismo exige o olhar para esta multiplicidade de pontos de vista, exige um posicionamento contundente em relação a urgência de transformação de uma realidade aonde a maioria dos habitantes deste pequeno planeta vive em condições inaceitáveis de vulnerabilidade e falta de oportunidades e direitos humanos.

Estar presente no momento do encontro com alunos, compartilhando, adquirindo e produzindo conhecimento, disponível a promoção de um diálogo e interlocução ao mesmo tempo espontâneo e qualificado é prerrogativa do professor, nem sempre fácil de se atingir.

É preciso sempre ter curiosidade sobre esses alunos que estão ali diante de nós na sala de aula, acreditar que todos têm um enorme potencial e uma plasticidade latente aguardando o estímulo adequado para se desenvolver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s